Para enxugar lista, Tite viaja por Gabriéis do Arsenal e Neymar no PSG antes de convocação da Seleção

Técnico da seleção brasileira ainda vai assistir ao Fluminense, de André, contra o Corinthians nesta noite de quarta no Maracanã antes de embarcar para a Europa. Volante é um dos 45 jogadores observados

| GLOBOESPORTE.COM / MARTíN FERNANDEZ, RAPHAEL ZARKO E RONALD LINCOLN JR.


O técnico da seleção brasileira masculina, Tite, com Marcelo Carvalho, fundador do Observatório do Racismo — Foto: Martín Fernandez

O técnico da seleção brasileira masculina, Tite, viaja nesta quinta-feira para a Europa. Ao lado do coordenador da Seleção, Juninho Paulista, ele tem dois jogos na agenda no Velho Continente. Primeiro, assiste ao Arsenal dos Gabrieis (Magalhães, zagueiro, e dos atacantes Martinelli e Jesus), que vai enfrentar o Fulham, em casa, no sábado, e no dia seguinte viaja para a capital francesa para assistir ao jogo do PSG de Neymar e Marquinhos, que enfrenta o Mônaco.

Os compromissos são os últimos antes da penúltima lista de Tite como técnico da Seleção - já que o técnico anunciou que deixa a CBF após o Mundial do Catar. A convocação para os amistosos contra Gana, dia 23 de setembro, e Tunísia, dia 27 - que devem ser realizados na Inglaterra e na França - será no dia 9 de setembro .

+ Seleção amplia observação e vai ao México por Daniel Alves

Tite e sua comissão técnica trabalham para enxugar a lista de jogadores observados. Após cada convocação, a comissão se reúne na CBF para avaliar os últimos jogos, projetar os próximos e também quais atletas observados podem entrar ou sair da chamada "lista larga".

Desta vez, ela tem 45 jogadores - alguns deles citados por Tite em bateria de entrevistas das últimas semanas . A partir desta lista inicial, a comissão debate o desempenho dos atletas e no início da semana da convocação enxuga os nomes até chegar aos 26 convocados - o que geralmente acontece na véspera da convocação de atletas.

+ Há seis anos, Tite anunciava sua primeira lista na Seleção; veja o destino de cada atleta

Um deles será observado por Tite e pelo analista de desempenho Bruno Baquete nesta noite de quarta-feira no Maracanã, às 19h30, no jogo de ida da semifinal entre Fluminense x Corinthians: o volante André, de 21 anos, do Fluminense. A chance de convocação é pequena - afinal, recentemente, Tite convocou Danilo, do Palmeiras, que não entrou em campo e tem também adiantados os nomes de Casemiro e Fred, titulares, e Fabinho e Bruno Guimarães, reservas.

Outro que Tite citou foi Gilberto, lateral do Benfica, ex-jogador de Fluminense, Vasco e Botafogo. O jogador se credencia a alternativa para o caso da seleção brasileira, por exemplo, definir que Daniel Alves não vai para a Copa. Mas, antes, há também o nome de Emerson Royal, do Tottenham.

+ CBF recebe aval da Federação Francesa para jogo da Seleção em Paris e avalia melhor logística

A novidade entre os 45 nomes observados nesta janela é também Gustavo Scarpa, meia do Palmeiras, em grande fase. O jogador é opção para o setor que tem Lucas Paquetá e Philippe Coutinho. Também entra numa brecha que teve até recentemente em alta seu companheiro de time Raphael Veiga.

Apesar das observações, é difícil haver grandes mudanças na lista de Tite. Ele mesmo admitiu recentemente que tem 80% da lista definida. A novidade deve ser mesmo Pedro, do Flamengo, atacante de características diferentes às quais o treinador tem na seleção brasileira hoje.

+ Radar da Seleção: Neymar tem melhor arrancada na sua décima temporada na Europa

Há vagas ainda na zaga. Neste sábado, os auxiliares de Tite também não observar Bremer, da Juventus, e Ibañez, da Roma. Eles concorrem a vaga que hoje está indefinida como quarto zagueiro de Tite. Lucas Veríssimo, do Benfica, recebeu visita da comissão da Seleção nos treinos.

Confira a agenda recente de observações da Seleção:

17/08 - Athlético Paranaense 0 x 1 Flamengo (Cleber Xavier e César Sampaio)17/08 - Fluminense 2 x 2 Fortaleza (Tite e Matheus Bachi)21/08 - Palmeiras 1 x 1 Flamengo (Tite e Cleber Xavier)21/08 - Atlético de Madrid 0 x 2 Villareal (Matheus Bachi e Fábio Mahseredjian)21/08 - Pumas 1 x 5 Santos Laguna (César Sampaio e Guilherme Passos)23/08 - Benfica 3 x 0 Dínamo Kiev (Matheus Bachi e Fábio Mahseredjian)24/08 - Pumas x Tigres (César Sampaio e Guilherme Passos)27/08 - Juventus x Roma (Matheus Bachi e Fábio Mahseredjian)27/08 - Arsenal x Fulham (Tite e Juninho Paulista)28/08 - PSG x Mônaco (Tite e Juninho Paulista)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE