Bia Haddad aparece em 16º no ranking e fica atrás apenas de Guga

Vice-campeã do WTA de Toronto, Bia vai à 16ª posição e alcança o segundo melhor ranking da história do país entre homens e mulheres, atrás apenas de Guga, que liderou a lista em 2000/01.

| GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE


Bia Haddad na final do WTA de Toronto — Foto: Getty Images

A brasileira Beatriz Haddad segue quebrando recordes. Nesta segunda-feira, a WTA, Associação de mundial de tenistas, divulgou a atualização do ranking e Bia aparece em 16º lugar, melhor colocação da história de uma brasileira na classificação e, por consequência, principal posição de sua carreira. O salto de seis postos veio após o vice-campeonato no WTA de Toronto, em torneio encerrado no domingo.

+ Confira o ranking da WTA + Bia Haddad vira a página após vice no Canadá: "Vou seguir lutando"

Se somarmos os ranking masculino (da ATP) e feminino (da WTA), a brasileira só fica atrás de Guga, que liderou a lista por 43 semanas entre 2000 e 2001. Até essa semana, o posto de segundo lugar na história do país pertencia a Thomaz Belucci, em 21º lugar em 2010.

Vale a ponderação que Maria Esther Bueno dominou o tênis mundial entre o fim dos anos 50 e o início dos anos 1970, conquistando 8 grand slams de simples. Mas, na época, não existia ainda o ranking mundial como conhecemos hoje, já que a associação feminina de tênis sequer tinha sido criada. Por isso, Bia é a brasileira mulher com a melhor classificação da história, já que o ranking passou a ser reconhecido em 1975.

A campanha em Toronto foi a melhor da carreira. Bia Haddad venceu Marina Trevisan (26ª do ranking), Leylah Fernandez (vice-campeã do US Open 2020), Iga Swiatek (atual número 1 do mundo), a campeã olímpica Belinda Bencic (12ª) e Karolina Pliskova (14ª e ex-líder do ranking). Caiu na final para a romena Simona Halep.

Iga Swiatek, que perdeu para Bia nesta semana, segue líder da classificação de forma disparada, com 8501 pontos, seguida pela estoniana Annet Kontaveit (4476) e a grega Maria Sakkari (4190).



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE