Esportes
Rebeca Andrade consolida posto de nº 1 do mundo e ainda pode crescer; entenda
Campeã olímpica melhora maior nota do individual geral em 2022 mesmo sem apresentar séries de maior valor de dificuldade
| GLOBOESPORTE.COM / MARCOS GUERRA
Rebeca Andrade entrou no segundo dia do Campeonato Brasileiro de ginástica já com a maior nota do individual geral entre as ginastas elegíveis para o Mundial de Liverpool, em outubro. No sábado, a campeã olímpica deu show, faturou quatro ouros e uma prata. Com 58,100 pontos, a ginasta de 23 anos ultrapassou a russa Viktoria Listunova para ter a maior nota do individual geral do mundo em 2022, consolidando-se como a número 1. Rebeca aprovou seu desempenho na cidade baiana de Lauro de Freitas, mas vê espaço para crescer.
- Estou bem feliz. Consegui passar os dois dias sem nenhuma queda nos aparelhos. Isso é muito importante para mim, para minha confiança. Ainda não fiz minha série completa de trave e de solo, mas consegui fazer minha série mais difícil de trave, sem a saída, mas com todas as ligações que eu podia, então fiquei bem orgulhosa. Trave é o aparelho em que eu tenho mais insegurança de fazer, então fiquei bem feliz. Muito feliz de voltar a fazer solo. Adorei meu salto. Gostei muito da minha paralela. Não fiz a ligação, mas foi tudo perfeito na parada. E estou muito orgulhosa das meninas também. O Flamengo foi muito bem - disse a ginasta do Fla.
O diferencial de Rebeca no sábado foi a perfeição nos movimentos, com notas de execução sempre acima de 8,5 pontos. Em valor de dificuldade, porém, ela está guardando suas séries mais fortes para o Mundial, podendo crescer em todos os aparelhos. No salto, ainda não voltou a apresentar o Cheng, seu voo mais difícil e que lhe rendeu o ouro das Olimpíadas de Tóquio e do Mundial do ano passado. Ela deve trocar duas acrobacias do solo do Baile de Favela. Na trave, só não faltou no Brasileiro uma saída forte. Nas barras, pode ganhar bonificação na ligação de elementos.
Até o sábado, Rebeca estava atrás apenas da russa Viktoria Listunova no ranking de maiores notas do individual geral. Só que a Rússia está suspensa das competições internacionais por causa da guerra na Ucrânia e não vai ao Mundial de Liverpool. Agora, a campeã olímpica superou até Listunova e abriu mais de dois pontos para a segunda colocada entre as ginastas que podem competir na Inglaterra, a companheira de equipe Flávia Saraiva.
Top 10 ginastas do individual geral em 2022
Rebeca Andrade (BRA) - 58,100 pontos - Campeonato BrasileiroViktoria Listunova (RUS)* - 58,033 pontos - Campeonato RussoFlávia Saraiva (BRA) - 55,666 pontos - Campeonato BrasileiroKonnor McClain (EUA) - 55,665 pontos - DTB Pokal ChallengeMaria Minaeva (RUS)* - 55,432 pontos - Campeonato RussoZhang Jin (CHN) - 55,400 pontos - Campeonato AsiáticoAngelina Melnikova (RUS)* - 55,266 pontos - Campeonato RussoSkye Blakely (EUA) - 55,250 pontos - Seletiva Americana para o Pan-AmericanoVladislava Urazova (RUS)* - 55,166 pontos - Campeonato RussoAsia D'Amato (ITA) - 55,100 pontos - Série A da Itália
Fonte: The Gymternet * Ginastas que não podem disputar o Mundial de Liverpool, em outubro
Não há um ranking oficial na ginástica artística. As competições têm critérios de julgamento um pouco diferentes, embora todas sigam o código de pontuação da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Por isso, é possível ter um parâmetro com notas em diferentes competições no ano ainda que a comparação não seja tão precisa.