Esportes
Eliminado da Série D, Paraná Clube fica sem calendário nacional pela primeira vez na história
Com a queda para o Pouso Alegre-MG, Tricolor fica sem divisão nacional pelos próximos dois anos; clube só volta a jogar em abril do ano que vem, na divisão de acesso do Paranaense
| GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE
A eliminação do Paraná para o Pouso Alegre vai ter um impacto, por pelo menos, dois anos no clube. Sem possibilidade de acesso à Série C, o Tricolor fica sem calendário nacional pelo menos, até o fim de 2024, podendo retornar apenas em 2025.
Como o time paranista foi rebaixado no Paranaense no início de 2022, ele não garantiu sua classificação para a Série D e Copa do Brasil do próximo ano. Com isso, o clube só pode tentar uma vaga nessas competições caso retorne para a primeira divisão do estadual em 2024.
O revés faz a temporada do Tricolor chegar ao fim. Agora, a equipe só volta a disputar um jogo oficial no mês de abril de 2023, pela Segundona do Paranaense.
Da queda à Série C até ficar sem divisão nacional
A derrocada paranista começou em 2021. Na Série B, o Paraná iniciou bem a competição, na briga pelo G-4. Porém, após passar por mudanças, caiu de produção e foi rebaixado para a Série C do Brasileiro. No mesmo ano, iniciou a busca pelo acesso. Contudo, com um planejamento ruim, o clube acumulou a sua segunda queda no mesmo ano, indo para última divisão do futebol brasileiro.
Com uma nova gestão, sob comando do presidente Rubens Ferreira Silva, a equipe iniciou um novo trabalho. Mais uma vez, mudanças no elenco e um tempo considerável para se preparar para o Paranaense de 2022.
O resultado passou longe do esperado. O Paraná terminou rebaixado na última colocação, com apenas uma vitória em 11 jogos. Em meio a isso, caiu na primeira fase da Copa do Brasil para o mesmo Pouso Alegre. Só o acesso à Série C interessava.
Mais uma vez, o clube passou por uma reestrutuação, mudou toda comissão técnica e apostou em Omar Feitosa para comandar o grupo na Série D. Com pouco tempo de preparação, a equipe conseguiu fazer uma boa fase e avançar ao mata-mata.
No primeiro desafio, superou o FC Cascavel nos pênaltis. Porém, o único caminho possível era o acesso para evitar dois anos sem disputar um campeonato nacional. Para isso, precisava passar do Pouso Alegre e das quartas de final da competição. Mas não obteve sucesso.
Agora, o Paraná só volta a disputar uma partida oficial em 2023. No mês de abril, entra em campo pela Segundona do Paranaense - a sua única competição do ano.
Veja novidades do Paraná no TwitterSiga o GE/PR no Facebook
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr