Esportes
Seleção da rodada: Neymar, Messi e Haaland são destaques do fim de semana na Europa
Bayern de Munique, PSG, Chelsea e Manchester City dominam time ideal
| GLOBOESPORTE.COM / THIAGO BENEVENUTTE
Com o início de algumas das principais ligas do futebol mundial – ainda faltam começar a espanhola e a italiana –, estreamos no blog Gringolândia um acompanhamento semanal sobre os destaques das competições pela Europa. Toda semana montaremos um time com os melhores do fim de semana - e com possíveis jogos de dias anteriores acumulados.
Nesta primeira edição, Bayern de Munique , Paris Saint-Germain , Chelsea e Manchester City dominam a seleção . As quatro equipes venceram foram de casa pela primeira rodada - as duas primeiras, que vinham de títulos de Supercopa, ainda golearam. Messi, Neymar e Haaland formam o ataque. Veja abaixo:
Édouard Mendy (Chelsea)
Foi importante para garantir vitória do Chelsea na estreia pelo Campeonato Inglês, fora de casa, contra o Everton. Fez duas grandes defesas: em cabeceio perigoso de Tarkowski no primeiro tempo e em chute de Doucouré dentro da área no segundo.
Benjamin Pavard (Bayern de Munique)
Além de ter bom desempenho na sua função, começa a temporada em fase goleadora. Depois de balançar a rede contra o Leipzig na Supercopa, deixou o dele na goleada por 6 a 1 sobre o Eintracht Frankfurt no Campeonato Alemão.
Fabian Schär (Newcastle)
Dois bloqueios de finalizações, três interceptações e todos os duelos no chão vencidos. Ainda coroou a atuação marcando gol na vitória do Newcastle sobre o Nottingham Forest. Grande jogo do zagueiro suíço.
Thiago Silva (Chelsea)
Outra peça defensiva importante para o time comandado por Thomas Tuchel, que fez elogios ao zagueiro de 38 anos pela forma física. Em grande chance do Everton, mostrou poder de recuperação para desviar chute perigoso de Gray dentro da área.
+ Tuchel elogia forma física de Thiago Silva no Chelsea: "É peça-chave"
João Cancelo (Manchester City)
Diante do West Ham fora de casa, iniciou mais uma temporada mostrando que é uma das referências da posição no futebol mundial. Venceu cinco das sete disputas que realizou e apareceu bem quando acionado no campo de ataque.
Joshua Kimmich (Bayern de Munique)
Com bom aproveitamento em bolas longas, controlou o meio-campo e ainda marcou seu gol na goleada do Bayern de Munique.
+ Veja destaques da primeira rodada da Bundesliga
Jamal Musiala (Bayern de Munique)
Grande início de temporada do jovem de 19 anos. Depois de balançar a rede na Supercopa, marcou duas vezes na estreia do Bayern pelo Campeonato Alemão. Foi o grande nome da goleada sobre o Frankfurt.
Kevin De Bruyne (Manchester City)
Maestro do time de Pep Guardiola, já deu sua primeira assistência na temporada, numa linda bola para Haaland marcar na estreia pela Premier League. A parceria entre os dois começa animadora.
Lionel Messi (Paris Saint-Germain)
Dois gols - um deles de bicicleta - e uma assistência na avassaladora goleada do PSG sobre o Clermont na estreia pelo Campeonato Francês. O argentino, que já havia marcado no título da Supercopa, finalizou quatro vezes no gol e teve sucesso em seis dos oito dribles que tentou.
Neymar (Paris Saint-Germain)
Após marcar duas vezes na Supercopa, apareceu novamente muito bem - e teve atuação destacada pela imprensa francesa. Marcou o gol que abriu o placar e ainda deu três assistências diante do Clermont, fora de casa. Início muito animador em 2022/23.
+ Neymar ganha nota 9 e elogios de jornal francês: "Jogador único"
Erling Haaland (Manchester City)
Depois de passar em branco e perder chance clara na Supercopa da Inglaterra, se recuperou muito bem. Fez os dois gols da vitória do Manchester City: o primeiro cobrando pênalti sofrido por ele mesmo, o segundo se deslocando bem para aparecer cara a cara com o goleiro.