Análise: Palmeiras amplia liderança no Brasileirão e ganha força para decisão na Libertadores

Solidez na comptição nacional é dose de tranquilidade importante para sequência da temporada e no confronto eliminatório contra o Atlético-MG no meio desta semana

| GLOBOESPORTE.COM / EMILIO BOTTA


Melhores momentos: Palmeiras 3 x 0 Goiás, pela 21ª rodada do Brasileirão 2022

O Palmeiras venceu o Goiás por 3 a 0, no último domingo, no Allianz Parque, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou o Verdão com seis pontos de vantagem para o vice-líder Corinthians antes da decisão pelas quartas de final da Libertadores e uma série de confrontos diretos na competição nacional.

Mesmo sem cinco titulares - três suspensos e dois poupados (Danilo e Gustavo Scarpa, que entraram no segundo tempo) -, o Palmeiras venceu com tranquilidade e tirou lições importantes, principalmente no primeiro tempo contra o Goiás.

A primeira delas é algo que Abel Ferreira sempre bate na tecla: efetividade. O Verdão cria muito, mas não consegue traduzir o domínio em vantagem no placar em vitórias mais tranquilas.

+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!

Wesley perdeu um gol que, contra o Atlético-MG, por exemplo, um jogo decisivo, pode custar caro, decidir uma classificação. Em contrapartida, a persistência no golaço marcado por Mayke é uma marca que o Palmeiras carrega sob comando do técnico português.

A falta sobre Rafael Navarro no meio-campo foi ignorada diante da chance de um contra-ataque fulminante. E foi mesmo, com Dudu arrancando e dando assistência para um chutaço do lateral-direito no ângulo.

Mais notícias do Palmeiras: + Abel vê Verdão dar diversão à torcida e agradece apoio + Atuações: Mayke e Dudu se destacam na vitória sobre o Goiás

Outros fatores fortalecem o Palmeiras às vésperas de entrar em uma jornada de jogos decisivos: a recuperação de jogadores importantes numa temporada de apenas cinco derrotas em mais de 50 jogos.

Raphael Veiga, que voltou a marcar de pênalti após três cobranças erradas, e Rony, que vinha sendo o goleador do time e símbolo da fase vivida pelo Verdão em 2022. Até Atuesta, meia colombiano contratado no início do ano, deu sinais de que pode ser importante: ele marcou o primeiro gol com a camisa palmeirense e demonstrou alívio.

O talento não vence sozinho, mas somado ao esforço potencializa as chances de triunfo. E o Palmeiras tem usado os ingredientes corretos para a receita de sucesso.

Agora, o Verdão terá sequência de quatro jogos decisivos para a temporada. O primeiro deles será na quarta-feira, contra o Atlético-MG, pela Libertadores. A campanha do Verdão na competição é incontestável: oito vitórias e um empate, com 35 gols marcados e apenas um sofrido. Uma vitória simples, após o empate por 2 a 2 em Belo Horizonte, dá a vaga ao time paulista.

Mas estamos falando de um torneio com fase mata-mata, que não basta apenas ser o melhor time, precisa também ser o mais decisivo.

E o poder de decisão do Palmeiras passa também por não sofrer. Claro que viradas épicas e a reversão de resultados que pareciam perdidos alimentam o ego do torcedor, mas vencer com tranquilidade e demonstrar ser um time com controle da situação é sinônimo de paz.

+ Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!

Com seis pontos de vantagem na liderança do Brasileirão, o Palmeiras entra mais tranquilo para os três jogos seguidos contra os seus principais adversários pelo título, pelo menos neste momento do campeonato.

Contra Corinthians (fora de casa), Flamengo (em casa) e Fluminense (fora de casa), o Palmeiras pode encaminhar o título brasileiro e ganhar fôlego para a disputa da Libertadores da América.

O Palmeiras tem maior controle no Brasileirão, torneio que premia o campeão que foi mais regular ao longo de 38 rodadas. Apesar de ter a melhor campanha da Libertadores, o mata-mata não permite um dia ruim. É preciso errar menos e, mais do que isso, ser sempre competitivo.

E isso é o que o Verdão mais prova ser até aqui em 2022.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE