Quem é Bruno Tabata? Conheça o meia que deve reforçar Palmeiras

Jogador de 25 anos foi revelado pelo Atlético-MG, não chegou a jogar profissionalmente no Brasil e foi campeão pela seleção pré-olímpica. Ele é desejo antigo de Abel Ferreira

| GLOBOESPORTE.COM / EMILIO BOTTA


Bruno Tabata na seleção brasileira pré-olímpica — Foto: Reprodução/Instagram

Bruno Tabata deve ser anunciado como reforço do Palmeiras nos próximos dias. A negociação avançou nesta semana, depois de uma primeira recusa do Sporting, de Portugal. O desejo do atleta de se transferir para o Verdão ajudou nas conversas.

Aos 25 anos, o meia-atacante fez toda a base no Atlético-MG, passando pelo América-MG durante uma temporada, e deixou o Brasil aos 18 anos, antes mesmo de estrear profissionalmente. Tabata é sonho antigo do técnico Abel Ferreira, que tentou a sua contratação quando comandava o PAOK, da Grécia.

Abaixo, o ge traz a linha do tempo da carreira do brasileiro e como ele pode ser utilizado na sequência da temporada pelo Palmeiras.

Mais notícias do Palmeiras: + Endrick completa transição e participa de treino + Rony deve retornar e jogar contra o Goiás; veja escalação

Saída prematura do Brasil

Bruno Tabata nunca entrou em campo profissionalmente no Brasil. Aos sete anos, os primeiros passos no futebol foram ainda em Ipatinga, sua cidade natal no interior de Minas Gerais, antes de passar pelo futsal e chegar ao América-MG, em 2011.

Um ano após atuar na base do Coelho, Tabata foi aprovado em testes e contratado pelo Atlético-MG, ficando no clube de 2012 até 2015. O grande divisor de águas na carreira foi o título da Copa do Brasil sub-17 em 2014, quando o meia-atacante foi eleito o melhor jogador da competição e passou a chamar a atenção de vários clubes.

Quando completou 18 anos, o jogador acabou entrando na Justiça para poder se transferir para o Portimonense, de Portugal, alegando que o Galo não exerceu a opção de cobrir a oferta portuguesa e assinar um novo vínculo.

+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!

Tabata ficou quatro temporadas e meia atuando no Portimonense. Ao todo, foram 119 jogos, nove gols e 21 assistências pelo clube até despertar o interesse do Sporting, um dos três gigantes do futebol local.

Desde o fim da temporada 2020 no Sporting, Tabata entrou em campo 52 vezes, marcando oito gols e dando seis assistências. A última temporada, aliás, foi a melhor do jogador pelo Leão, quando marcou seis gols.

Alvo antigo de Abel Ferreira

Abel Ferreira monitora Bruno Tabata há pelo menos seis temporadas, desde quando era treinador do Braga. As características do meia-atacante sempre agradaram ao português, que valoriza muito jogadores versáteis e que fazem mais de uma função.

A negociação com o Palmeiras é a segunda tentativa de Abel em trabalhar com o brasileiro. Quando dirigia o PAOK, da Grécia, Bruno Tabata ficou perto de assinar contrato. O Portimonense fez jogo duro na época e acabou segurando o meia, que na temporada seguinte foi para o Sporting.

Campeão pela Seleção pré-olímpica

Bruno Tabata fez parte do elenco da seleção pré-olímpica que foi campeã do Torneio de Toulon, na França, em um dos testes mais importantes antes da medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio.

O meia-atacante participou apenas dos dois primeiros jogos, ambos como titular, nas vitórias de goleada sobre a Guatemala e França. Na estreia, Tabata marcou um gol.

Tabata foi companheiro de Murilo durante o torneio na França, quando fizeram amizade. Recentemente, o meia comentou em postagem do zagueiro do Palmeiras após partida contra o Atlético-MG, pela Libertadores.

Bruno Tabata não teve mais oportunidades na Seleção pré-olímpica por conta de problemas na liberação para as convocações com o Sporting. Ele não fez parte do grupo que conquistou a medalha de ouro na Olimpíada.

Como Tabata gosta de jogar?

Bruno Tabata atuou como meia de criação durante toda a sua formação nas categorias de base no Brasil. Como um típico camisa 10, ele sempre teve a função de ser a mente criativa do meio-campo e o responsável pela bola parada.

A grande mudança na carreira de Tabata aconteceu com a transferência para o futebol português. O meio-campista armador e com características de cadenciar o jogo praticamente não existe em Portugal. Foi a partir deste conceito que o meia passou a atuar como extremo, tendo um jogo mais agressivo.

O grande responsável pelo amadurecimento tático de Bruno Tabata foi Vítor Oliveira, ex-treinador português que morreu em 2020 e comandou o brasileiro entre 2016 e 2018 no Portimonense.

+ Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!

Canhoto, Tabata gosta de atuar preferencialmente como extremo pelo lado direito, tendo como principais características o drible curto, a finalização forte de fora da área e também o bom passe. O meia-atacante também atua como ponta pelo lado esquerdo.

No Sporting, Tabata passou a fazer outra função: a de falso nove. O técnico Rúben Amorim frequentemente vinha utilizando o jogador no setor, algo parecido com o que Abel Ferreira fez com Rony no Palmeiras.

Abel Ferreira deve ganhar um jogador versátil para escalar o Palmeiras do meio para frente. Bruno Tabata pode atuar com meia criativo, como extremo pelos lados do campo, além de falso nove.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE