Esportes
Análise: Corinthians reage bem e abre dúvidas para jogão contra o Flamengo
Timão volta a campo na terça-feira pela Libertadores
| GLOBOESPORTE.COM / HENRIQUE TOTH
Depois de uma derrota dura no duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético-GO, e antes do jogão contra o Flamengo, na Libertadores, o Corinthians conseguiu dar uma boa resposta na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, neste sábado, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Precisando mexer no time para dar descanso a jogadores como Willian e Maycon – e ritmo de jogo para reforços como Fausto Vera e Balbuena –, Vítor Pereira escalou o seguinte time: Cássio; Rafael Ramos, Bruno Méndez, Balbuena e Fábio Santos; Roni, Fausto e Giuliano; Gustavo Mosquito, Giovane e Róger Guedes.
A escalação deixa claro: era uma equipe mista. E deu certo. O técnico Vítor Pereira viu os três setores funcionaram bem e abrirem uma pergunta: e agora, quem joga na Libertadores na próxima terça? Veja abaixo a análise setor por setor.
Mais notícias sobre o Corinthians: + Atuações: as notas dos jogadores + Cássio ganha mosaico e mais homenagens
Defesa
Bruno Méndez e Balbuena foram seguros na zaga, não deixando passar nada e colocando uma dúvida na cabeça do treinador para a próxima partida.
Com Raul Gustavo se recuperando de um edema na coxa, Vítor Pereira tende a utilizar o zagueiro paraguaio contra o Flamengo. Em sua terceira partida após o retorno, Balbuena mostrou uma característica do jovem zagueiro: a saída de jogo por baixo. Já o uruguaio Méndez também foi bem, mas Gil tem moral na Libertadores.
Fábio Santos, que costuma ser o lateral do mata-mata, começou atuando normalmente. Com isso, fica a dúvida entre o experiente jogador e o jovem Lucas Piton.
Na direita, Fagner foi poupado. O lateral voltou recentemente de uma lesão. Rafael Ramos, em seu lugar, fez aquela que talvez tenha sido sua melhor partida com a camisa do Timão.
Meio-campo
No setor central, Roni foi o destaque. Antes criticado, o volante revelado na base do Timão tem crescido nas mãos de Vítor Pereira. Contra o Botafogo, foi bem defensivamente e conseguiu organizar o jogo atuando na frente da zaga.
Foi de um passe de Roni que saiu o primeiro gol do Corinthians. Em um dos poucos momentos no primeiro tempo em que o time pressionou no ataque, o volante interceptou a bola e deixou para Gustavo Silva fazer a jogada que abriu o placar.
Fausto Vera foi outro destaque do meio-campo. O argentino, em seu segundo jogo, atuou pela direita. O jogador de 22 anos buscou constantemente o corredor direito, explorando os espaços.
Controlando o setor, o Corinthians travou o Botafogo, que não conseguiu criar nada no primeiro tempo.
Du Queiroz entrou na segunda etapa para dar mais energia no meio. O volante entrou no lugar de Giuliano. O meio-campo do Corinthians terminou o jogo com Du Queiroz, Fausto Vera e Roni. A tendência é que apenas Du Queiroz comece contra o Flamengo – acompanhado por Cantillo e Maycon.
Ataque
Na frente, Vítor Pereira parece ter dado a resposta sobre quem joga contra o Flamengo. Utilizando Róger Guedes de titular contra o Botafogo, o treinador sinalizou que deve escalar Yuri Alberto na próxima partida.
O camisa 9 do Timão não fez um jogo de destaque, mas buscou a bola e teve chances. No primeiro tempo, somou duas boas oportunidades de guardar seu gol. Na primeira, isolou o chute no cruzamento de Fábio Santos. Na segunda, errou o cabeceio no que seria assistência de Rafael Ramos.
Gustavo Mosquito fez boa partida, marcou belo gol e pode ter se credenciado para o próximo jogo, embora Adson pareça estar à frente na hierarquia. Vítor Pereira deixou claro que Yuri Alberto e Róger Guedes não funcionam juntos. Há uma vaga aberta.
– A gente gente quer sempre jogar, mas deixo a dor de cabeça com ele (Vítor Pereira). O importante é a gente entrar e dar resultado. Estou feliz por isso. (...) Não cabe a mim saber se Yuri e Roger vão jogar juntos. Tenho que pensar no meu trabalho. Quem entrar, vai corresponder – disse Mosquito.
Contra o Botafogo, Willian e Yuri Alberto foram chamados depois de dez minutos da segunda etapa. O ataque foi completado com Adson depois dos 20 minutos.
A escalação
O Corinthians terá mais dois treinos até o jogo de terça-feira. Na reapresentação deste domingo, apenas os que não jogaram por mais de 45 minutos (como Willian, Yuri Alberto, Adson e Du Queiroz) irão a campo. Na segunda, ocorre a preparação final para o começo das quartas de final da Libertadores.
Uma provável escalação do Corinthians, a dois dias do grande jogo, tem: Cássio, Fagner, Balbuena, Gil (Bruno Méndez) e Lucas Piton; Cantillo, Du Queiroz e Maycon; Willian, Adson (Gustavo Mosquito) e Yuri Alberto.
+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!
+ Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!
Clique aqui, baixe o app e tenha o Timão na palma da sua mão!