Presente para Dourados, Creche André Luiz celebra aniversário de fundação

Entidade filantrópica, sem fins lucrativos, é pioneira em Dourados no atendimento educacional de crianças com idade pré-escolar

| INFORMATIVOMS / 94 FM DOURADOS


Grupo de 37 alunos da Creche André Luiz fez formatura da pré-escola no dia 17 de dezembro (Foto: Eliel Oliveira/Divulgação)

Fruto da generosidade de Dona Josephina Fernandes Capilé e de seu esposo Flamarion Capilé (in memorian), a Creche André Luiz celebra nesta sexta-feira (27) o aniversário de 39 anos de fundação. Pioneira nesse atendimento educacional em Dourados, foi construída para ser um presente ao município e desde então tem cumprido o propósito, formando gerações de douradenses que ingressam no 1º ano do ensino fundamental bem preparados.

A mais recente formatura ocorreu dia 17 de dezembro no auditório da Escola Estadual Presidente Vargas. Na ocasião, 37 crianças com idades entre 5 e 6 anos esbanjaram talento com apresentações artísticas inspiradas na temática de Hollywood. Além das performances com danças e lutas simuladas entre heróis do cinema, cantaram música em inglês, o Hino à Dourados e o Hino Nacional.

Tudo o que apresentaram fruto dos ensinamentos ofertados pela qualificada equipe liderada por Dona Josephina e sua filha, Katye Beloto, a coordenadora pedagógica da Creche André Luiz, que é sinônimo de excelência no ensino infantil e tem na metodologia própria até mesmo atendimento psicológico.

Dona Josephina Fernandes Capilé é fundadora da Creche André Luiz e cuida pessoalmente das crianças (Foto: Eliel Oliveira/Divulgação)

Localizada na Rua Wlademiro do Amaral, número 225, na Vila Amaral, essa entidade filantrópica, sem fins lucrativos é pioneira em Dourados no atendimento educacional de crianças com idade pré-escolar - de um ano e oito meses a cinco anos de idade - em período integral, das 7h às 17h. Apesar de manter convênio com o poder público, sobrevive graças à ajuda da população.

Construída com absoluto empenho do casal Capilé e ajuda de muita gente num terreno doado por Dona Adiles do Amaral Torres, a Creche André Luiz também teve o apoio do cantor Ney Matogrosso, que no início da década de 1980 fez um show em Bauru, São Paulo, e doou toda a arrecadação para aquela que seria a primeira creche de Dourados.

Em dezembro de 1980, Dona Josephina, então com 43 anos, apressava os pedreiros para concluírem logo a obra da primeira creche de Dourados. Ela queria que tudo ficasse pronto até o dia 20, quando é celebrado o aniversário do município, para representar um presente.

Josephina Fernandes Capilé recebeu o troféu Celina Jallad durante sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher neste ano (Foto: Divulgação/AL-MS)No entanto, os 196.7 milímetros de chuva apurados pela estação agrometeorológica ativada pela Embrapa Agropecuária Oeste dificultavam o serviço para assentar os pisos. Somente por isso não foi possível concluir a obra no prazo planejado e a inauguração ocorreu em 27 de dezembro de 1980, conforme relata Dona Josephina.  

Natural de Corumbá, onde lecionou por 10 anos, ela chegou a Dourados em 1974, acompanhada do esposo Flamarion Capilé e da filha Katié Capilé Meloto (nome atual de casada), à época com 14 anos, para ajudar a cuidar dos sogros, Manoel Capilé Neto e Corina Silveira Capilé.

Em Dourados, a miséria na qual viviam muitas famílias preocupou dona Josephina. “Fiquei preocupada com as crianças porque elas passavam fome', justifica, com olhar profundo de quem parece ter muito viva na memória aquela situação degradante. Diante dessa situação, seo Flamarion e dona Josephina reuniram um grupo de amigos com o propósito de servir sopa para pessoas carentes, sobretudo crianças. Foi esse o ponto de partida para criação da Creche André Luiz, que hoje celebra 39 anos de fundação.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE