Esportes
Governo do Equador promete ajuda para manter final da Libertadores em Guayaquil
Ministros locais falam publicamente sobre auxílio ao município na organização
| GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE
O governo do Equador afirmou publicamente que prestará auxílio a Guayaquil após a revelação de que a cidade está ameaçada como sede da final da Copa Libertadores 2022 por problemas de infraestrutura, feita pelo ge. O ministro do esporte garantiu à imprensa local que a organização continua.
- A organização da final em Guayaquil avança. A coordenação da federação equatoriana com a Conmebol continua, um dos representantes está aqui no Equador para firmar um convênio entre ministério, federação e Conmebol. Seguimos no caminho para realizar essa final única de maneira exitosa - disse o ministro Sebastián Palacios ao "Studio Futbol".
O ministro de governo Francisco Jiménez, apontado como um dos articuladores da candidatura de Guayaquil, prometeu ajuda nacional de maneira institucional e também financeira para que o evento aconteça "da melhor maneira possível".
- É um jogo que temos que ganhar. Nós como governo sabemos que é importante estar em coordenação com as diferentes instituições, alocar o orçamento correspondente. Estamos nesse jogo, temos que jogá-lo e temos sair na frente - ponderou.
- Nesse dia, Guayaquil tem que ser a cidade mais segura do mundo. Temos que ativar um dispositivo importante de segurança para que se reduza ao mínimo as experiências negativas para os turístas. Acreditamos que estamos à altura - finalizou.
O ge informou na última terça-feira que a final na cidade equatoriana ficou ameaçada porque o Barcelona, responsável pelo Estádio Monumental, ainda não cumpriu exigências feitas pela Conmebol. Provocado por um vereador local, o presidente do clube afirmou que uma possível mudança de sede teria motivos políticos.