GP da França: Verstappen vence após erro e batida de Leclerc

Piloto da Ferrari liderava prova até perder o controle no carro e parar na barreira de pneus. Pódio tem dobradinha da Mercedes, com Lewis Hamilton em segundo lugar à frente de George Russell

| GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE


Max Verstappen em ação no GP da França — Foto: Getty Images

A briga no início deu sinais de uma prova disputada. Não foi bem assim. Na 17ª volta, Charles Leclerc foi à barreira de pneus, dando fim às chances de vitória da Ferrai no GP da França. Primeiro, falou em problema no acelerador. Na saída da pista, porém, admitiu o erro. Max Verstappen agradeceu. O piloto da RBR, que chegou a dar início a uma caçada em busca do rival logo após a largada, navegou tranquilo no circuito de Paul Ricard para seu sétimo triunfo na temporada da Fórmula 1.

Quem também se deu bem nisso tudo foi Lewis Hamilton. Com o adeus de Leclerc à prova, o britânico teve sua corrida mais tranquila na temporada. Sem sofrer ameaças e sem precisar pressionar ninguém, correu seguro para o segundo lugar no pódio. Ele, que havia sido terceiro em quatro oportunidades no ano, alcançou seu melhor resultado no ano com a Mercedes.

Russell saltou para o terceiro lugar a três voltas no fim. Após a saída do safety car virtual, que entrou em ação na reta final da prova, o britânico se aproveitou de um vacilo de Sergio Pérez para roubar um lugar no pódio a três voltas do fim. Com uma pitada de sorte, colocou a Mercedes em dose dupla no pódio.

Carlos Sainz, que largou em 19º lugar, fez uma boa prova de recuperação. Chegou, inclusive, a tomar a terceira colocação, que pertencia a Pérez àquela altura. Mas, por um erro da Ferrari no box, precisou pagar cinco segundos de punição. Terminou a prova, então, em quinto lugar.

Classificação final

Com o resultado, Verstappen conquistou sua 27ª vitória da carreira e agora é nono maior vencedor da história da F1, repetindo o recorde do tricampeão Jackie Stewart. Ele agora soma 233 pontos na liderança do campeonato, 63 a mais que Leclerc.

Confira a classificação atualizada

Largada

Charles Leclerc fez bem seu trabalho na largada. Firme, o piloto da Ferrari manteve a dianteira com segurança, mesmo pressionado por Max Verstappen. O atual campeão tentou pular para o primeiro lugar, mas não conseguiu superar o piloto monegasco. Na segunda fila, Lewis Hamilton também largou bem ao deixar Sérgio Perez para trás.

Na parte de trás, pouco após a largada, Tsunoda acabou rodando depois de toque de Ocon. O francês foi punido com cinco segundos, mas o japonês, que havia largado em oitavo, voltou à pista em último.

Momentos-chave

Pressão no início

Após a boa largada de Leclerc, Max Verstappen foi para cima do rival da Ferrari. O piloto holandês começou sua caça ao primeiro lugar. Colado no adversário, o atual campeão não poupou esforços no início para tomar a frente. Leclerc, porém, resistiu de forma heroica. Ainda que conseguisse levar sua RBR ao limite, Verstappen não conseguia espaço para a manobra. Verstappen diminuiu o ritmo e esfriou um pouco a briga.

Bom início de Hamilton

Depois da boa largada, Hamilton acelerou e passou a ser o mais rápido no pelotão da frente. O britânico, volta a volta, conseguiu vantagem sobre Pérez, quarto colocado. Ainda que não conseguisse chegar à briga entre Leclerc e Verstappen, o heptacampeão mundial acelerava em busca do pódio.

Escalada de Sainz

Punido por trocar a unidade de potência de sua Ferrari, Carlos Sainz largou na 19ª posição. Mas, desde o início da prova, foi em busca da zona de pontuação. Chegou ao décimo lugar ao ultrapassar Stroll na 13ª volta.

Leclerc dá adeus à prova

Quando estava livre na liderança, Leclerc viu sua prova chegar ao fim. O piloto da Ferrari perdeu o controle do carro na curva 11, na 17ª volta. Foi parar direto na barreira de pneus. Pelo rádio, Leclerc reclamou de um problema no acelerador. Ele já havia sofrido com isso na última corrida, na Áustria. O safety car, então, foi para a pista - e só foi sair na volta 21. Max Verstappen, após as paradas dos rivais, saltou direto para a liderança.

Ele está bem?

Após a saída de Leclerc da prova, Max Verstappen mostrou preocupação com o rival.

- Ele está bem? - perguntou o holandês no rádio.

Punição a Sainz

A Ferrari fez besteira no pit stop de Carlos Sainz. A equipe, depois de um erro na troca do pneu traseiro, liberou o piloto de forma insegura e quase provocou uma batida com Ocon. O piloto foi punido em cinco segundos na prova.

Pegando fogo

A pista, àquela altura, beirava os 60ºC. Os pilotos, então, sofriam com o desgaste dos pneus. Sainz, em busca do pódio, era um deles. Na volta 32, Sainz era o único do top 5 com pneus médios - com aproximadamente 15 voltas. Os compostos não demoraram a mostrar sinais de degradação sob o calor em Paul Ricard.

Disparou!

Hamilton até tentou se aproximar de Verstappen na ponta em um certo momento. Mas a diferença dos carros gritou alto. O holandês abriu sete segundos de vantagem e rumou tranquilo na primeira posição.

Briga pelo terceiro lugar

Em sua caça ao pódio, Sainz colou de vez em Pérez. O espanhol foi para cima do rival da RBR, diminuindo a distância a cada volta. Em uma ultrapassagem espetacular, o piloto da Ferrari confirmou a grande prova ao deixar o mexicano para trás. Logo na sequência, no entanto, foi para os boxes para pagar a punição de cinco segundos. Voltou à pista em nono lugar.

Safety Car virtual

A quatro provas do fim, Guanyu Zhou foi parar no escape. O safety car virtual, então, entrou em ação, freando as expectativas das brigas por posições na reta final. Saiu de cena na volta 51.

Salto para o terceiro lugar

George Russell, no fim do safety car virtual, foi para cima de Pérez para buscar o terceiro lugar. O mexicano vacilou e não conseguiu fechar a porta para a ultrapassagem do britânico. Pérez ainda pressionou no fim, mas não conseguiu retomar a terceira posição.



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